Costa Rica

Anúncios

Costa Rica: Onde a Natureza Reina e a Felicidade é um Estilo de Vida

Entre vulcões adormecidos, florestas tropicais exuberantes e praias de tirar o fôlego, a Costa Rica surge como um dos destinos mais fascinantes do planeta. Mais do que um paraíso natural, o pequeno país da América Central é exemplo global de sustentabilidade, qualidade de vida e respeito ao meio ambiente. Conhecida por seu lema “Pura Vida”, a Costa Rica convida viajantes e curiosos a descobrir um modo de vida onde a conexão com a natureza e a simplicidade se tornam verdadeiras riquezas. Neste artigo, exploramos o que torna essa joia tropical tão especial e por que ela conquista corações ao redor do mundo.

Costa Rica é um país na América Central de relevo acidentado e florestas tropicais, com litoral para o Caribe e o Pacífico. Sua capital, San Jose, abriga instituições culturais, como o Museu do Ouro Pré-Colombiano, mas o país é mais conhecido por suas praias, vulcões e biodiversidade. Cerca de um quarto do território é ocupado por floresta protegida, repleta de espécies de vida selvagem, como macacos-aranha e aves quetzal. O quetzal-resplandecente, é um pequeno pássaro encontrado no sul do México e América central que vive em florestas tropicais, particularmente floresta nubladas.

A Costa Rica é um país que tem atraído milhares de turistas todos os anos em busca das suas belezas naturais incríveis. Entenda no texto abaixo mais detalhes sobre como é o turismo na Costa Rica, quando ir, principais pontos turísticos e quanto você irá gastar.

A história da Costa Rica

O país possui uma herança cultural muito diversa, com forte influência europeia e de Maias e Mesoamericanos, índios que habitavam o local antes da chegada dos espanhóis.

A exploração da costa se deu entre 1514 e 1516 por Gaspar de Espinosa, Hernan Ponce de Leon e Castañeda Juan. Somente em 1561 a Costa Rica foi, finalmente, colonizada por Juan Cavallon.

O povo da Costa Rica conserva uma característica importante em sua herança cultural: o amor pela paz e pela democracia. As forças armadas foram abolidas em 1948 e, desde então, os recursos financeiros que seriam utilizados em artefatos bélicos são convertidos para o bem-estar da população e promoção da paz social.

Porém, atualmente, a principal influência vem dos Estados Unidos, com seus cartazes de cinema e as redes de fast food.

O clima, a fauna e a flora da Costa Rica

Com pouco mais de 5 milhões de habitantes, a Costa Rica faz limite com a Nicarágua, Caribe, Panamá e o Oceano Pacífico.

O clima costarriquenho é agradável tanto na época seca, entre dezembro e abril, quanto na época de chuvas, que vai de maio a novembro. É comum chover à tarde em um dia e amanhecer ensolarado no outro. Com média de 22 °C, a temperatura tende a se elevar nas zonas costeiras.

A flora e a fauna da Costa Rica contam com bosques formados por ricas reservas de ébano, balsa, caroba, cedro, carvalho, ciprestes, manglares [maguesais], helechos [samambaias], guácimos [árvore amplamente encontrada em regiões tropicais], ceibas [no Brasil, Sumauma] e palmas.

São mais de mil espécies de orquídeas, conferindo a Monteverde, na região central do país, o lugar com mais densidade de orquídeas do mundo. Os bosques cobrem uma média de 38% de todo o país, considerado o maior da América Central em variedade de flora e fauna.

Os animais selvagens incluem onça-pintada, veado, macaco, coiote, tatu, suçuarana. As espécies de aves, cerca de 850 catalogadas, incluem o colibri, quetzal e jilquero, além das centenas de espécies de mamíferos, répteis e peixes de água doce.

Curiosidades sobre Costa Rica

Algumas curiosidades sobre a Costa Rica são:

  • É o país mais visitado da América Central, segundo o Relatório Destaques do Turismo Internacional da Organização Mundial do Turismo;
  • Ocupa o 1.º lugar no ranking do Happy Planet Index, o Relatório de Felicidade Mundial elaborado pela Organização das Nações Unidas (ONU);
  • Está entre os dez países do grupo Ethical Traveller, na lista de 2017 como um dos melhores destinos para se visitar no mundo.

Como funciona o turismo na Costa Rica?

O turismo é uma das principais fontes de renda na Costa Rica. O país é conhecido por suas belas praias, rica biodiversidade e ecoturismo.

Regulamentado pelo Instituto Costarricense de Turismo (ICT), a instituição promove a atividade turística no país e desenvolve políticas para proteger os recursos naturais e culturais da nação.

A hospitalidade é uma marca registrada dos costarriquenhos, que são amáveis e espontâneos. Além disso, há uma série de atividades para fazer no país, como passeios de barco, caminhadas, rafting, observação de animais selvagens, entre outras.

Qual a melhor época para ir para Costa Rica?

A melhor época para visitar a Costa Rica é entre dezembro e abril, quando o clima é mais seco e é a alta temporada no país. No entanto, isso pode variar conforme os tipos de passeios que você deseja fazer. Por exemplo, o lado banhado pelo Caribe recebe mais chuvas, sendo maio e novembro o primeiro e último mês de temporada chuvosa.

Qual o lugar mais visitado da Costa Rica?

O lugar mais visitado da Costa Rica é o Parque Nacional Manuel Antonio, localizado na província de Puntarenas. Com diversas praias e trilhas que oferecem vistas incríveis da flora e fauna locais. Também é ideal para quem gosta de atividades na natureza como mergulho, surf, caiaque, passeios de barco, entre outros.

O que tem de bonito na Costa Rica?

Existem muitos lugares bonitos na Costa Rica, como:

Ilha do Coco, declarada Patrimônio Natural da Humanidade em 1997, pela UNESCO. A Ilha do Coco tem uma área de 23,85 km², medindo 7,6 km de comprimento por 4,4 km de largura. A ilha tem uma enorme biodiversidade. É a única ilha no Pacífico este com uma floresta tropical. O nome “Ilha do Coco” se deve à grande quantidade de coqueiros que crescem na ilha.

Beautiful tropical view of perfect ideal island, wooden jetty and turquiose water

DIREITOS AUTORAIS PARA httpspt.visitcostarica.com DSCF6478_0

Relaxing at paradise beach in sunshine at tropical island

Vulcões como Arenal, Irazú, Rincón de La Vieja e Turrialba;

A Costa Rica possui diversos vulcões, incluindo alguns ativos e muitos outros adormecidos ou extintos. O país faz parte do Arco Vulcânico Centro-Americano, uma região com alta atividade vulcânica devido à subducção da Placa de Cocos sob a Placa do Caribe. Entre os vulcões mais conhecidos e visitados estão o Arenal, o Poás, o Irazú e o Rincón de la Vieja.

Vulcão Arenal

Vulcão Arenal a noite

Vulcão Poás

Vulcão Rincon de La Vieja

Rincon de La Vieja

A Serra Chirripó, na Costa Rica, é o ponto mais alto do país, atingindo 3.820 metros de altitude. Localizada no Parque Nacional Chirripó, é conhecida pela sua beleza cênica, rica biodiversidade e desafios de trekking. A região abriga florestas montanhosas, páramos e formações glaciais, além de uma variedade de vida selvagem, incluindo espécies endêmicas.

Zonas montanhosas como Cordilheira de Guanacaste, Cordilheira de Talamanca e Cordilheira Central.

Já algumas das melhores praias da Costa Rica são:

  • Praia de Punta Uva — considerada a mais bonita do país com areias muito brancas e águas quentinhas de tons azul e verde;
  • Parque Nacional Cahuita — com suas belíssimas praias costarriquenhas;
  • Praia Dominical — ideal para a prática de surfe profissional ou iniciante;
  • Praia Tamarindo — repleta de baladas, bares, restaurantes e agito.

Principais pontos turísticos da Costa Rica

A Costa Rica tem muitos pontos turísticos que vale a pena conhecer. Confira os principais.

Vale Central

O Vale Central é famoso pelos seus atrativos que misturam cultura e natureza. Para as opções culturais se destacam os melhores museus:

  • Ouro
  • Jade
  • Del Niño
  • Nacional
  • Arte Costarriquenha
  • Ciências Naturais de La Salle
  • Arte e Desenho Contemporâneo
  • Insetos da Universidade da Costa Rica

Entre os Parques Nacionais do Vale de proteção dos vulcões da região se destacam o Poás, o Bráulio Carrillo, o Irazú e o Turrialba. A visitação em todos eles são permitidos e você vai conferir atrações como bosques naturais, crateras, espécies de aves e belíssimas paisagens.

Puntarenas

Uma província turística caracterizada pela descontinuidade espacial, que inclui parte da península de Nicoya e a cidade de Puntarenas. 

É um destino turístico importante na Costa Rica, com costas repletas de ilhas, enseadas, praias e muita natureza e áreas protegidas. No centro da cidade é possível encontrar hotéis, restaurantes, bares e pontos de excursões e guias para a região.

Planícies do Norte

As planícies do Norte têm muitas áreas protegidas, lagos, vulcões, rios, cataratas e lagoas. Além de bosques úmidos com muitas aves aquáticas, répteis e mamíferos.

Há muitos rios como: Penas Brancas, São Carlos, Toro, Puerto Viejo e Sarapiqui. O município de Sarapiqui é conhecido por suas contribuições de investigações científicas e abrigo de espécies ameaçadas de extinção como a arara-verde.

A small group of tamaraws (Bubalus mindorensis) stare into the camera. Taken in September 2012 by Gregg Yan.

Coiote da Planícia do Nortre

GRAÚNA DE CABEÇA AMARELA DA PLANÍCIE DO NORTE

Guanacaste

As praias também são o destaque em Guanacaste, uma das regiões mais secas da Costa Rica. Entre as principais praias estão:

  • Praia Panamá;
  • Praia do Coco;
  • Praias de Ocotal e Hermosa;
  • Praia de Tamarindo.

Ainda em Guanacaste você vai encontrar:

  • Culinária de comidas típicas;
  • Parque Nacional Santa Rosa, com bosque tropical seco e inventário biológico incrível;
  • Vulcões encravados na Cordilheira — Tenório, Orosi, MiraValles, Rincón de La Vieja.

Caribe

São 120 quilômetros apenas é uma cordilheira que separa o Caribe do Pacífico. O Caribe da Costa Rica é conhecido por suas praias de areia branca, águas cristalinas e vida marinha exótica.

Entre as atrações mais populares estão:

  • Parque Nacional Tortuguero, onde é possível avistar tartarugas marinhas;
  • Parque Nacional Cahuita;
  • Vila de Puerto Viejo;
  • Praia Manzanillo. 

No Caribe, o mar é quente de águas calmas em grande parte das praias, e o nascer do sol é um espetáculo para quem acordar cedo e conseguir ver esse fenômeno incrível da natureza.

San José

A capital da Costa Rica preserva a cultura e a história do país, é cheia de bares, teatros e parques. Alguns dos principais pontos são:

  • Teatro Municipal;
  • Museu de Ouro Pré-Colombiano – O Museu exibe centenas de artefatos reluzentes.
  • Parque Central;
  • Catedral Metropolitana de San José;
  • Teatro Popular Melico Salazar;
  • Vulcão Irazú.

Metropolitan_Cathedral_of_San_José,_Costa_Rica

Puerto Limón

A cidade de Puerto Limón é rica em cultura e natureza. Nela há parques e praias com a opção de praticar rafting, sendo as atrações turísticas mais populares e procuradas o Adventure Park e a Veragua Rainforest Research.

Cartago

Cartago é uma cidade histórica e um destino turístico popular por suas visitas culturais e religiosas. Visitar a cidade é uma oportunidade de conhecer a história e a cultura do país.

Visite a cidade de Cartago e conheça mais sobre a história da Costa Rica.

Entre os diversos atrativos estão:

  • Parque Nacional Volcán Irazú;
  • Bosque Prusia;
  • Sanatório Dúran;
  • Parque Ambiental Río Loro;
  • Mirador de Ujarras;
  • Parque Nacional Tapanti.

Custo de viagem para a Costa Rica

O custo de uma viagem para Costa Rica pode variar bastante, em média, entre R$ 3.370 (USD 1.008) e R$18.628 (USD 5.984). 

Essa estimativa é para uma viagem de 2 pessoas em uma estadia de 2 semanas, sem considerar a passagem aérea, segundo o site Onde e Quando.

Alguns dos principais gastos por dia, por pessoa, são:

  • Hospedagem: USD 38 a USD 247;
  • Refeições: USD 17 a USD 53;
  • Transporte: USD 3.8 a USD 15;
  • Turismo: USD 0 a USD 15;
  • Passagem aérea: a partir de R$ 2 mil.

O custo da viagem irá variar dependendo do estilo de viagem e pontos turísticos que irá. Isso porque, alguns dos principais fatores que podem influenciar os custos incluem passagens aéreas, hospedagem, transporte, alimentação e atividades turísticas.

Como usar seu dinheiro a Costa Rica?

Na Costa Rica, a moeda oficial é o Colon. Mas, o dólar americano (USD) é aceito no país inteiro. É possível fazer saques em dólares em qualquer caixa automático e pagar com a moeda em qualquer estabelecimento, mas, atenção, pode ser que você pague em dólar e receba o troco em colon.

É importante se atentar que o 1 colon costarriquenho equivale a 0,0092 real brasileiro. No entanto, os preços no país são bastante altos e é preciso considerar esse fator. Não se esqueça do IOF, o Imposto sobre Operações Financeiras, que incide em todas as transações realizadas por cartão de débito ou crédito e em moeda estrangeira.

Como no país o dólar é amplamente aceito, a melhor forma para levar dinheiro em uma viagem internacional é abrir uma conta e fazer as transferências online. Na Remessa Online, por exemplo, essa alternativa é fácil, prática e muito mais em conta do que as outras modalidades. As taxas são melhores, tanto administrativas quanto do imposto, o que traz melhor custo-benefício para a sua viagem.

Documentação necessária para viajar para Costa Rica

O turista brasileiro não precisa de visto para entrar na Costa Rica, desde que a estadia não ultrapasse o período de 90 dias. Entretanto, alguns documentos necessários são:

  • Passaporte válido por, no mínimo mais 6 meses;
  • Passagem de volta para o Brasil;
  • Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP) que atesta a imunização contra a febre-amarela;
  • Comprovante de hospedagem;
  • Comprovante de recursos financeiros;
  • Seguro viagem é recomendado.

A Costa Rica é um destino dos sonhos e, certamente, você terá uma experiência incrível ao visitar esse país de rara beleza. Aproveite as nossas dicas e boa viagem!