BELIZE

BELMOPAN-DIREITOS AUTORAIS PARA httpsstatemag.state.gov 0121POM-10
Anúncios

Belize é um país na costa leste da América Central, voltado para o Mar do Caribe e com uma densa floresta a oeste. Distante do litoral, a gigantesca Barreira de Coral de Belize, com centenas de ilhas baixas chamadas cayos, tem uma vida marinha diversificada. As áreas de floresta do país apresentam ruínas maias, como o Caracol, conhecido por sua pirâmide imponente; Lamanai, próxima a uma lagoa; e Altun Ha, nos arredores da Cidade de Belize.

stock-vector-belize-political-map-political-map-of-belize-with-the-capital-belmopan-national-borders-most

Descubra Belize: O Pequeno País Caribenho de Grandes Encantos

Imagine um destino que combina praias de areia branca banhadas pelo mar do Caribe, florestas tropicais exuberantes, ruínas maias misteriosas e uma rica diversidade cultural. Esse lugar existe e se chama Belize, um dos segredos mais bem guardados da América Central. Apesar de seu território modesto, o país surpreende viajantes com experiências únicas: do mergulho no famoso Great Blue Hole [Grande Buraco Azul é um dos maiores buracos azuis do mundo. Fica localizado há quase 70 quilômetros mar adentro da Cidade de Belize. Com forma de um círculo perfeito, tem pouco mais de 300 metros de largura e atinge 124 metros de profundidade] e às aventuras nas selvas e cavernas sagradas.

Grande Buraco Azul

História de Belize

A história de Belize remonta às civilizações maias, que habitaram a região por milhares de anos e deixaram como legado impressionantes sítios arqueológicos, como Caracol e Lamanai.

El Caracol ou Caracol é um sítio arqueológico maia de grandes dimensões, localizado no distrito de Cayo, no Belize. Situa-se a cerca de 40 km para sul de Xunantunich e San Ignacio Cayo, a uma altitude de 460 m, no sopé dos Montes Maias. O antigo nome maia deste local poderá ter sido Oxhuitza.

Lamanai (do maia iucateque Lam’an’ain, “crocodilo debaixo de água”), é um sítio arqueológico mesoamericano, e foi em tempos uma cidade maia de dimensão significativa. Situado no norte de Belize, sendo que o seu nome é pré-colombiano, registado pelos primeiros missionários espanhóis, e documentado ao longo dos mil anos anteriores em inscrições maias como Lam’an’ain.

No século XVI, chegaram os espanhóis, mas foram os britânicos que estabeleceram domínio efetivo na região, explorando a madeira e fundando a colônia chamada Honduras Britânica.

Após décadas de reivindicações territoriais e negociações políticas, Belize conquistou sua independência do Reino Unido em 21 de setembro de 1981, embora ainda mantenha laços com a Comunidade Britânica.

Política

Belize é uma monarquia constitucional parlamentarista, tendo o Rei Charles III como chefe de Estado, representado localmente por um Governador-Geral.

O país possui um sistema democrático baseado no modelo britânico, com o Primeiro-Ministro à frente do governo.

Uma questão histórica ainda presente é a disputa territorial com a Guatemala, que reivindicou parte do território de Belize, mas que atualmente está sendo mediada pela Corte Internacional de Justiça (CIJ).

Principais Cidades

Apesar de ser um país pequeno, Belize tem centros urbanos importantes:

Belmopan

Capital oficial desde 1970, construída após o furacão Hattie devastar a antiga capital, Belize City. É um centro administrativo e político.

Belmopan ou Belmopã é a capital de Belize, localizada no distrito de Cayo, a 80 km da costa. Com uma população estimada em 20,621 habitantes, é uma das capitais menos populosas do mundo. Tem uma altitude de 76 metros sobre o nível do mar.

Aqui vai um guia prático para explorar Belmopan e arredores, combinando história, natureza e cultura local:

BELMOPAN-DIREITOS AUTORAIS PARA httpsstatemag.state.gov 0121POM-10

Die Albert Street, eine beiden Hauptstrassen im Zentrum von Belize City

Arquitetura e História

National Assembly Building: edifício símbolo de Belmopan com arquitetura brutalista inspirada nos templos maias. Pode ser visitado durante sessões parlamentares.

Belmopan Civic Center: espaço multiuso que recebe eventos culturais, festivais e shows.

St. John’s Cathedral: igreja construída nos anos 1970, representativa da herança religiosa da cidad

Museus e Memória Nacional

Belmopan Museum (Archaeology Museum and Research Centre): abriga coleções de artefatos maias e o acervo do Instituto de Arqueologia, apesar de um museu nacional ainda estar em planejamento.

George Price Centre: dedicado ao “pai da independência” de Belize, ex-primeiro-ministro George Price. O museu exibe documentos, fotos e correspondências dele.

Natureza e Aventura

Guanacaste National Park: parque de cerca de 50 acres com trilhas, rica vegetação e fauna, ideal para caminhadas e observação de pássaros.

St. Herman’s Blue Hole National Park: parque com cachoeiras, trilhas, a famosa piscina natural “Blue Hole” e o sistema de cavernas St. Herman’s, perfeito para natação, hiking e observação de formações rochosas.

Belize Zoo: localizado nos arredores de Belmopan, dedicado à fauna nativa e conhecido por seus programas de conservação; abriga espécies como jaguar, tapires e diversas aves.

Pook’s Hill: reserva privada com sítio arqueológico maia, floresta e observação de aves, cerca de 20 km (12 mi) a oeste da cidade.

Aventura em Caverna

Cave Tubing no Caves Branch (Nohoch Che’en Reserve): uma experiência relaxante e emocionante — basta flutuar por rios cristalinos dentro de cavernas. Fácil de chegar e muito popular entre os visitantes.

Actun Tunichil Muknal (ATM Cave): passeio intenso e inesquecível por cavernas que revelam esqueletos, artefatos maias e formações calcárias. Requer guia licenciado e boa condição física.

SAN IGNACIO

SANIGNACIO

Gastronomia e Vida Local

A culinária belizenha é um reflexo de sua diversidade cultural: mescla tradições maias, crioulas, garífunas [povo de ascendência africana e indígena, originário da ilha caribenha de São Vicente] e influências britânicas. Entre os pratos típicos destacam-se:

-Rice and Beans com frango – O prato mais tradicional do país, acompanhado de molho de coco.

-Hudut – Sopa de peixe com banana-da-terra, típico da cultura garífuna.

-Tamales e garnaches – Influência maia e mexicana na mesa belizenha.

-Rum e cerveja Belikin – As bebidas mais consumidas e representativas do país.

Mercados locais (terça e sexta): feiras vibrantes perto da rodoviária e Market Plaza, ideais para provar pratos como rice & beans with stew chicken, panades, garnaches, salbutes e comidas caseiras típicas. Ingredientes frescos e ambiente autêntico.

Garden City Night Market: mercados noturnos ocasionais (como o Garden City no Sir George Brown Park) oferecem comidas, artesanatos e cultura sob as estrelas.

Art Box: loja de lembrancinhas ideal para comprar artesanato local, camisetas, molhos caseiros e outros souvenirs a preços acessíveis — fechada aos domingos.

Eventos Locais

Belize Agriculture and Trade Show: feira anual mais importante do país, realizada em maio, com exposições agrícolas, rodeio, música e comidas típicas

Belize City – Maior cidade e antigo centro colonial, ainda hoje é o coração econômico e cultural do país.

San Ignacio

Localizada no interior, é a base para explorar as ruínas maias e a floresta tropical. San Ignacio/Santa Elena é a capital do distrito de Cayo, Belize. No último censo realizado em 2000, sua população era de 13.260 habitantes. Em meados de 2005, a população estimada da cidade era de 16.800 habitantes. San Ignacio, a maior cidade do distrito de Cayo em Belize, é um destino ideal para os amantes da natureza, cultura e aventura. Localizada a cerca de 110 quilômetros da Cidade de Belize, a cidade oferece diversas atividades ao ar livre, incluindo a exploração de sítios arqueológicos maias, sistemas de cavernas, passeios a cavalo, caiaque e caminhadas.

Placencia

Pequena vila costeira famosa por suas praias paradisíacas e ambiente descontraído. Conhecida localmente como “Barefoot Perfect”, a Península de Placencia tem 16 milhas de mar, areia e vistas perfeitas. Depois de ficar na praia, mergulhar com tubo de respiração e tanque de oxigênio, vá até a cidade e sinta como é uma tradicional vila de pescadores Kriol (crioula).

Placencia tem várias acomodações e restaurantes, criando um ambiente aconchegante de casa longe de casa para você e sua família quando visitarem o sudeste de Belize.

Ambergris Caye (San Pedro)

A ilha mais conhecida e o destino turístico mais popular do país. Emergindo das águas cálidas do Caribe, Ambergris Caye se revela como um refúgio encantado, onde o tempo corre devagar e a alma encontra repouso. A maior e mais famosa das ilhas de Belize, a apenas 36 quilômetros da costa, convida o viajante a se perder entre praias de areia branca, mar turquesa e o abraço constante da brisa tropical.

O coração da ilha pulsa sob o azul do céu e sob as ondas claras do oceano. O Sistema de Recifes de Belize, uma maravilha viva e vibrante, se estende como um jardim submerso, lar de peixes cintilantes, corais em mil formas e cores, tartarugas graciosas e até tubarões que deslizam com elegância. Mergulhar ali é como flutuar entre pinceladas de vida e cor.

San_Pedro_Beach

Main_Street_San_Pedro,_Ambergris_Caye

Ambergris_Caye,_Belize

Como Chegar a Belize

Belize possui apenas um aeroporto internacional: o Aeroporto Internacional Philip S. W. Goldson (BZE), localizado próximo a Belize City.

  • De avião: Há voos diretos de cidades como Miami, Houston, Dallas e Cidade do Panamá. Para viajantes vindos do Brasil ou Europa, geralmente é necessário fazer conexão nos EUA ou no Panamá.
  • Por terra: É possível chegar a Belize pela Guatemala e pelo México, através de fronteiras terrestres bem estruturadas.
  • Por mar: Cruzeiros pelo Caribe frequentemente incluem Belize City como um dos destinos.

Belize – dicas práticas sobre o país

Não é tão simples chegar em Belize saindo do Brasil. Como não existem voos diretos, os viajantes precisam fazer ao menos uma conexão, seja no México, seja no Panamá, seja nos Estados Unidos. Mas tudo vale a pena porque Belize abriga a segunda maior barreira de corais do planeta junto ao Great Blue Hole, perdendo apenas para a barreira australiana.

Língua oficial: surpreendentemente, a língua oficial de Belize é o inglês, sendo ele um dos poucos países da América Central que tem a língua inglesa oficializada assim. Porém, é comum encontrar pessoas falando espanhol, devido à sua proximidade com o México. Outras línguas faladas no país são o crioulo belizenho, que é uma mistura do inglês com línguas africanas, e o garífuna, um dialeto de influência africana e indígena.

Moeda: a moeda oficial de Belize é o Dólar Belizenho, representado pela sigla BZD. Contudo, o Dólar Americano e o Euro são aceitos na maioria dos estabelecimentos, o que pode facilitar bastante a sua viagem. Nós optamos por levar apenas dólar americano e um cartão de débito internacional.

Recomendamos utilizar um cartão de débito internacional, como o Wise, Revolut, Nomad e C6 Global.. Ele poderá ser utilizado em hotéis e restaurantes. Contudo, é interessante levar dólares americanos em espécie para utilizar em lojinhas de artesanato e barracas de praia.

Visto: Belize não exige visto para brasileiros, mas o tempo de permanência no país deve ser de até 30 dias. Para cruzar a fronteira belizenha, o turista brasileiro precisará apenas do seu passaporte com validade mínima de 6 meses e do comprovante de vacinação contra a febre amarela.

Seguro viagem: o seguro viagem Belize não é obrigatório, mas a gente não recomendaria uma viagem sem essa proteção. Lembre-se que esse país é repleto de trilhas, praias e aventuras e qualquer imprevisto pode te custar caro, especialmente porque você vai pagar em dólar. Hoje em dia, existem apólices com preços bem acessíveis e você pode cotá-las.

Saúde: assim como no Brasil, a saúde pública de Belize enfrenta alguns desafios com a falta de investimento. Para piorar, esse é um serviço destinado apenas aos moradores e não se aplica aos turistas. Então, caso você tenha alguma intercorrência, certamente um hospital público poderá te atender em casos de emergência e primeiros socorros, mas você precisará pagar a conta ao final. Se o seu caso for mais grave, automaticamente você é encaminhado para o sistema privado de saúde e os gastos podem ser estratosféricos. Então, para não precisar contar com a sorte, é realmente mais interessante viajar protegido por uma apólice de seguro viagem.

Conclusão

Belize é um destino que surpreende: combina natureza exuberante, herança maia, praias caribenhas e uma cultura vibrante. Seja para mergulhar em suas águas cristalinas, explorar a selva ou simplesmente relaxar em uma ilha paradisíaca, o país é uma joia que merece ser descoberta por viajantes em busca de experiências autênticas.

Cartão internacional Nômad

Cartão de cédito Wise

Diversos cartões internacionais.