Série Paraísos Tropicais -Bali

Anúncios

Bali é uma ilha da Indonésia conhecida por suas montanhas vulcânicas repletas de florestas, seus arrozais, suas praias e seus recifes de coral. A ilha abriga locais religiosos, como o templo Uluwatu, localizado na beira de um penhasco. Ao Sul, a cidade litorânea de Kuta tem bares animados, enquanto Seminyak, Sanur e Nusa Dua são cidades turísticas bastante procuradas. A ilha também é conhecida por seus retiros de ioga e meditação.

Bali faz parte da Indonésia, um país localizado no hemisfério sul do Sudeste Asiático. A Indonésia é de longe o maior arquipélago do mundo e abrange uma área de quase 2 milhões de quilômetros quadrados entre a Ásia e a Austrália.

Ao comprar moeda para Bali, procure pelo código de moeda IDR. E quando estiver em Bali, você verá o símbolo Rp usado para mostrar os preços. Você encontrará notas indonésias em denominações de 1000, 2000, 5000, 10000, 20000, 50000 e 100000. Há também moedas de 50, 100, 200, 500 e 1000 rupias.

Há 13 companhias aéreas que vão do Brasil para a Indonésia. A rota mais procurada é do Aeroporto Internacional de São Paulo – Guarulhos, em São Paulo para o Aeroporto de Bali – Ngurah Rai, em Kuta. Em média, este voo leva 30 horas 28min (só ida) e custa R$ 12.302 para o trajeto de ida e volta.

Para entrada na Indonésia, o estrangeiro precisa portar visto. Apropriado para atividades de turismo e negócios, o visa on arrival, válido por 30 dias, pode ser obtido no aeroporto de chegada à Indonésia, antes de fazer a imigração, ou previamente à viagem, online.

O que ver e curtir em Bali

Há tantas coisas legais para fazer em Bali, que mesmo visitando a ilha inúmeras vezes seria quase impossível conhecer tudo. Resumimos em 10 locais imperdíveis para você.

Palácio de Ubud

O palácio, em arquitetura balinesa, em sua forma atual, foi construído durante o reinado de Tjokorda Putu Kandel (1800–1823).

No entanto, após o terremoto de 1917, as estruturas do palácio sofreram danos significativos, mas, como era a residência da família real, foi rapidamente restaurado, antes de ser aberto a hóspedes estrangeiros em 1928.

Muitas das esculturas em pedra foram feitas pelo proeminente artista local I Gusti Nyoman Lempad (1862?–1978). O pavilhão principal geralmente hospeda shows de dança à noite. Ao norte fica o puro Marajan Agung, o templo privado da família real. O recinto em frente ao palácio tem uma magnífica figueira de Bengala e também é usado como residência para a família real.

Templo Tanah  Lot

Tanah Lot é uma formação rochosa junto à costa sul da ilha de Bali. O rochedo é conhecido pelo pura ali existente, chamado Pura Tanah Lot, um local de peregrinação que também é muito popular entre os turistas e uma das imagens icónicas do Bali.

Mercado Central de Ubud

O Ubud Art Market fica aberto aproximadamente das 8:00 às 18:00. No entanto, algumas barracas abrem mais tarde e continuam funcionando até a noite.

O melhor horário para visitar o Ubud Art Market é pela manhã, logo após sua abertura. Visitar no início do dia permite que você explore o mercado quando ele está menos cheio, proporcionando uma experiência de compras mais relaxada e agradável.

Os balineses também acreditam que a primeira venda da manhã abençoa o resto do dia. Então, eles estão ansiosos para fazer essa primeira venda e frequentemente estão dispostos a reduzir os preços significativamente.

Templo de Uluwatu

O Templo de Uluwatu é um pura segara situado em Uluwatu, na extremidade sudoeste da península de Bukit, a parte mais meridional da ilha de Bali, no kabupaten de Badung, Um dos seis principais templos de Bali, o Templo de Uluwatu , conhecido localmente como Pura Luhur Uluwatu (com Luhur significando “algo de origem divina”) é um dos locais mais populares se você estiver embarcando em uma jornada cultural pela região e oferece um verdadeiro pedaço da cultura balinesa.

Terraços de Arroz de Jalituwih

Este, o maior terraço de arroz na ilha de Bali, e o maior entre as outras ilhas produtoras de arroz da Indonésia, cobre mais de 600 hectares de terra. O nome “Jatiluwih” significa “bela teca” em balinês e você pode ver árvores de teca espalhadas pelas plantações, dando-lhes estrutura.

Mont Batur

O Monte Batur é um vulcão ativo localizado no centro de duas caldeiras concêntricas a noroeste do Monte Agung, na ilha de Bali, na Indonésia. O lado sudeste da caldeira maior de 10 × 13 km contém um lago de caldeira. A subida ao Mont Batur – 1.717m de altura – é para muitos turistas o ponto alto da visita a Bali. Efectivamente, trata-se de uma experiência única, onde o contacto com a Natureza faz-nos sentir a alma de Bali. O céu estrelado, a caminhada entre floresta, pedras e lava solidificada, as nuvens ao redor, o frio que se faz sentir no topo; tudo na subida ao Mont Batur te faz sentir pequeno perante os Deuses.

Cachoeiras Nungnung

Localizado entre vales há uma escadaria para descer leva se aproximadamente dez minutos, porém a volta em torno de vinte a trinta são 500 degraus até a Cachoeira, mas a atração compensa o esforço. Não indicado para pessoas de idade e crianças muito pequenas.

Goa Giri Putri em Nusa Penida

Aninhado dentro da maior caverna da Ilha Nusa Penida, o templo Goa Giri Putri tem grande significado para os devotos balineses. Muitos embarcam em uma peregrinação a este local sagrado, viajando de Bali para realizar um ritual completo de purificação que consiste em cinco estações dentro da caverna, após uma cerimônia inicial. Acredita-se que a água da nascente que flui pelo templo esteja imbuída de propriedades curativas naturais, tornando-o um destino popular para aqueles que buscam seus poderes curativos.

Tembeling Florest em Nusa Penida

Um dos segredos mais bem guardados de Nusa Penida é uma piscina natural de água doce cristalina no lado oeste da ilha. A floresta e a praia de Tembeling são uma das nossas coisas favoritas para fazer em Nusa Penida porque é muito diferente de tudo o mais. A piscina natural é ocupada principalmente por crianças locais brincando e pulando na piscina. Há até um pequeno ponto de salto.

“A culinária da Indonésia reflete o seu tamanho, como 5º país mais habitado do mundo, com mais de 1800 ilhas e de 250 grupos étnicos. Para além disso, a Indonésia, pátria das especiarias, foi sucessivamente ocupada por portugueses e holandeses, para além de ter tido, antes dos europeus, a influência dos chineses, indianos e árabes.

O arroz é a base da alimentação dos indonésios, com exceção dos “malukus” e dos residentes em Papua (a parte indonésia da Nova Guiné), onde a base é o sagu, a farinha duma palmeira, a batata-doce e a mandioca, estes últimos trazidos das “índias ocidentais”. Os pratos de carne, peixe e vegetais são consumidos em pequenas quantidades, e sempre em preparações bastante condimentadas, ao contrário dos ocidentais que, por essa razão, sofrem com o picante da culinária indonésia. Um prato de arroz, o “nasi goreng” é por vezes considerado o prato nacional da Indonésia. [1] “Wikipédia.

Havaí

O Havai, um estado dos EUA, é um arquipélago vulcânico isolado no Pacífico central. As suas ilhas são reconhecidas pelas paisagens acidentadas com penhascos, quedas de água, folhagem tropical e praias de areia dourada, vermelha, preta e até verde. Das 6 principais ilhas, Oahu é a que possui a maior cidade e capital do Havai, Honolulu, que inclui a praia em forma de meia-lua de Waikiki e os memoriais de Pearl Harbor da Segunda Guerra Mundial.

O Havaí é um dos 50 estados pertencentes aos Estados Unidos, e o 50º e último a ser incorporado na união, em 1959. A capital havaiana é a cidade de Honolulu. Localizado no oceano Pacífico, o Havaí é formado por um conjunto de centenas de ilhas, das quais apenas sete são habitadas. As ilhas havaianas têm formação geológica recente, constituída pela atividade vulcânica. Seu relevo é composto por muitas montanhas e vulcões ativos, com terrenos recobertos por florestas tropicais.

O estado dispõe de clima tropical típico, o que, aliado com as suas belezas naturais, atrai milhões de turistas anualmente. Em função disso, a economia havaiana é baseada na atividade turística e, também, no cultivo do solo, seu principal recurso natural. Atualmente a população do Havaí é de 1,4 milhão de pessoas.

O que ver e curtir no Havaí

Diamond Head

Diamond Head, ou Lē’ahi como os nativos havaianos o chamam, é a formação vulcânica mais icônica de todo o Havaí. Elevando-se alto acima de Waikīkī, ele serve como pano de fundo para o horizonte de Honolulu e sempre enfeitou cartões postais e fotos do Aloha State. Mesmo que você nunca tenha ido ao Havaí, certamente já viu o Diamond Head. Geólogos estimam que Diamond Head foi formado há cerca de 400.000 a 500.000 anos durante uma erupção em estágio de rejuvenescimento do vulcão Koʻolau (que tem cerca de 2-3 milhões de anos).

Pearl Harbor

Atualmente grande parte da base naval é considerada como um ponto de interesse histórico, sendo que foi instalado um memorial sobre os destroços remanescentes do navio USS Arizona. Nesse memorial, há uma passarela com chão transparente que permite aos visitantes a visualização de diversos pontos da embarcação.

Waimea Canyon State Park

Mesas de piquenique disponíveis

O Waimea Canyon, também conhecido como o Grand Canyon do Pacífico, é um grande cânion, com cerca de desesseis quilômetros de comprimento, 1,5 quilômetro de largura e cerca de um quilômetro de profundidade. Ele se encontra no lado oeste da ilha de Kauai nos arquipélagos do Havaí.

USS Arizona Memorial/Valor da 2ª Guerra Mundial no Monumento Nacional do

O Monumento Nacional de Pearl Harbor é uma visita obrigatória ao chegar a Oahu. Garanta sua entrada, incluindo ingressos de barco para o USS Arizona, com este passeio. Faça um tour pelo centro de visitantes, onde você assiste a um curta-metragem e explora exposições que contam a infame manhã de 7 de dezembro de 1941.

Hanauma Bay Nature Preserve

Hanauma é uma baía marinha formada dentro de um anel de tufos e localizada ao longo da costa sudeste da Ilha de O’ahu, no bairro de Hawaii Kai, em East Honolulu, nas ilhas havaianas. Hanauma é um dos destinos turísticos mais populares da ilha e sofreu um pouco com o excesso de turismo.

Haleakala Crater

O Haleakalā ou vulcão oriental de Maui é um enorme vulcão em escudo que forma mais de 75% da ilha de Maui, no arquipélago do Havai e a mais alta montanha da ilha, com 3055 m de altitude, o que o torna a 85.ª montanha mais proeminente do mundo. O ponto mais alto designa-se Puʻu ʻUlaʻula.

Waikiki Beach

Torres de hotéis ocupam a costa de Waikiki, um bairro vibrante conhecido pela sua popular praia de surf. Lojas de moda de estilistas preenchem a Kalakaua Avenue e as ruas próximas, e a zona anima-se ao anoitecer com bares de cocktails à beira-mar, restaurantes requintados e espetáculos de hula na Kuhio Beach. O jardim zoológico de Honolulu abriga dragões de Komodo e pavões que vagueiam, enquanto peixes-papagaio e ouriços-do-mar compõem a exposição de recifes do Waikiki Aquarium.

Entre os pratos típicos do Havaí estão o porco kalua [a carne de porco é cozinhada aos poucos para garantir um prato ainda mais delicioso e suculento], poke [peixe cru, arroz, vegetais, frutos do mar e frutas], musubi [consiste numa fatia de spam-linguiça de porco processada em formato retangular-grelhado com arroz e algas nori] e lau lau [peixe cozido no vapor e carne de porco envolto em folhas de taro].

A dança havaiana, conhecida como hula, é uma tradição passada de geração a geração, que remonta ao Período Histórico Matriarcal. Ela é a interpretação de um texto poético, logo, o conhecimento do canto, conhecido por mele, é que gera a base para um repertório rico em movimentos, repleto de significados e variações.